Brasil Price

A negociação de dívidas pode salvar o seu empreendimento da pandemia

Utilize todos os recursos disponíveis para sobreviver a crise

Não é segredo para ninguém que a crise provocada pela pandemia da Covid-19 tem feito muitos empreendimentos andarem na corda bamba. Todas as empresas foram afetadas de alguma forma e as incertezas econômicas levaram-nas a contrair dívidas para salvar a si mesmas da falência iminente.

Foi um ano de aprendizado, foi preciso descobrir como negociar dívidas e se relacionar com os credores, tudo isso para manter as portas abertas nos próximos meses, na esperança de dias melhores. 

Não são poucos os empreendedores que não sabem o que vão fazer com tantos compromissos financeiros, boletos esses que não param de vencer. Não são só as empresas que não estão sabendo lidar com as dívidas: esse problema também atingiu as pessoas físicas que foram prejudicadas pela pandemia.

Para sair desse buraco que é o endividamento, é preciso buscar estratégias de modo a alterar a situação das finanças. Comece do começo. Para tanto explicaremos em 10 processos como aliviar as contas. 

1. Organize as finanças – Visualize o valor das despesas que a sua empresa fará nos próximos três meses, incluindo todas as dívidas já existentes.

2. Tenha ciência da reserva financeira disponível – Também tenha em mente as previsões de entradas no caixa, dessa forma você saberá quanto de dinheiro conseguirá destinar para o pagamento das despesas já existentes

3. Procure todos os credores e proponha uma renegociação – Você pode solicitar uma extensão no prazo para realizar o pagamento e diminuir o valor mensal das parcelas. Lembre-se de que será necessário colocar na mesa o valor que tem disponível para parcelar.

4. Aproveite a flexibilidade dos credores – Com a redução dos negócios, da atividade econômica e dos empregos, os credores estão mais susceptíveis a renegociar os prazos de pagamento, sem aumentar o valor da parcela.

5. Saiba quanto pode pagar – Tenha em vista o valor que poderá conseguir pagar com o novo acordo, não seja pego de surpresa..

6. Faça uso de argumentos jurídicos e, se possível, com consultoria apropriada. 

7. Priorize o pagamento de algumas dívidas – Dê preferência para as que têm juros mais altos e as relacionadas a serviços essenciais.

8. Reveja os contratos assinados com seus credores – Busque cláusulas que preveem medidas especiais em casos extraordinários, não tenha receio em utilizar essa cláusula para recorrer ao credor.

9. Reveja seus fornecedores – Procure pelos que estejam oferecendo preços mais atrativos. 

10. Identifique as despesas que podem ser cortadas. 

É necessário utilizar de todos os recursos disponíveis para sobreviver à pandemia. Tenha sempre a esperança de que dias melhores virão.

Fonte: Portal Contábeis (https://bit.ly/3yB7hMo)

Imagem: Consumo em Pauta

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia