Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital já soma mais de 303 milhões de acessos

Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital já soma mais de 303 milhões de acessos

Documento pode ser acessado em dispositivos com Android ou IOS

A Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital (CTPS) foi lançada em janeiro de 2019 e até fevereiro de 2021 já tinha ultrapassado a marca dos 303 milhões de acessos. A iniciativa é fruto do trabalho conjunto entre a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e da Dataprev. Só em 2020 foram contabilizados mais de 270 milhões de acessos.

O documento digital ganhou maior importância durante a pandemia, já que o trabalhador não precisa mais retirar o documento presencialmente. 

É possível acessar a CTPS digital de forma gratuita em aplicativo disponível para smartphones com Android e IOS. 

A emissão do documento é realizada a partir do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A consulta é facilitada, basta a pessoa possuir um CPF. A CTPS Digital agora é o único documento que as empresas aderentes ao e-Social precisam para contratação de trabalhadores.

Para que o colaborador possa usufruir bem da ferramenta, as empresas precisam estar em dia com o registro de informações trabalhistas no e-Social, já que são utilizadas informações contidas nas bases de dados federais.

App premiado

Em 2020, a CTPS Digital ficou em primeiro lugar no 24º Concurso de Inovação do Concurso de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na categoria “Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal”.

Fonte: Fenacon (http://bit.ly/3bsV41s)

Imagem: Governo Federal

Próximo postRead more articles