Cuidado com as promessas de riqueza rápida por meio do Day Trade

Cuidado com as promessas de riqueza rápida por meio do Day Trade

Nos últimos dois anos, cerca de 2 milhões de pessoas passaram a investir na Bolsa 

“Day trade isso, Day trade aquilo, fique rico clicando e assistindo a seta subir, oportunidade imperdível!”. Quer saber o que é perdível? O seu dinheiro. É preciso tomar cuidado com a moda do momento: seguir gurus de investimento que prometem lucros altíssimos e com quase nenhum risco.

O fenômeno do investimento começou quando a queda da  taxa básica de juros (Selic) incentivou a entrada massiva de novos investidores na Bolsa de Valores de São Paulo, também chamada de B3. 

De dois anos para cá, cerca de 2 milhões de pessoas decidiram ingressar nos investimentos em renda variável, como ações, derivativos ou fundos. Junto desse crescimento vieram as ofertas por cursos de day trader que prometem um enriquecimento rápido e sem muito trabalho.

Não acredite em tudo que vê no Youtube

O Youtube mesmo está cheio disso, propagandas de pessoas que faturaram “R$ 36 mil em 20 minutos”, promessas de “trabalhe pouco e lucre muito”. Esses gurus do investimento apelam para a facilidade de ganhar dinheiro e na fragilidade do conhecimento de quem está entrando no mercado agora.

Os primeiros conteúdos até são gratuitos, mas logo depois é vendido um curso mais amplo juntamente com algum outro produto. O que não te falam é que poucas pessoas conseguem mesmo viver só do day trade, mesmo assim é necessário muita dedicação, treinos e disciplina.

A maioria dos iniciantes não está buscando por rentabilidade e crescimento de patrimônio, mas foi seduzida pela promessa de vida fácil e de ostentação. As pessoas caem no golpe porque têm vontade de ficar ricas. 

São três as principais razões que levam os “day traders” a perderem dinheiro:

1. Falta de conhecimento do mercado. Investir é um desafio que requer muito estudo e dedicação. Na falta disso, sobram incerteza e ignorância.

2. Técnicas de gamificação. Os canais de Youtube usam e abusam do marketing que usa técnicas comuns aos games em situações fora do jogo.

3. Ações, pirâmides, Forex e outros truques. Velha conhecida dos brasileiros, o esquema de pirâmide financeira ainda tem se aproveitado do desconhecimento do investidor para ganhar muito dinheiro (antes de desabar).

Mas o que é o Day Trade?

Day Trade é o nome da operação financeira em que o investidor compra e vende no mesmo dia as ações, opções e alguns tipos de contratos. O lucro acontece quando o preço da venda é superior ao da compra, já descontados os impostos e custos da operação.

Não há um limite de operações diárias, por isso o investidor pode comprar e vender ações com poucos minutos de intervalo, só que o risco nessas operações é muito grande. Se não tomar bastante cuidado, o investidor pode perder boa parte ou até mesmo todo o dinheiro investido. 

É irreal achar que o retorno com o day trade será absurdo. Na maioria das vezes, o investidor vai perder dinheiro. A pessoa perde o valor financeiro e o emocional, já que a carga de “preciso ganhar dinheiro” é tão grande que uma perda pode levá-lo ao fundo do poço e depressão.

Para se ter uma ideia desse retorno, em pesquisa realizada com investidores via day trade entre 2013 e 2016, somente 0,1% conseguiu ter algum retorno positivo consistente.


Fonte: UOL Economia (http://bit.ly/36XQeI6) 

Imagem: Financeone

Próximo postRead more articles