Essa e outras dúvidas já são frequentes entre os usuários
O Pix já estão funcionando a 100% e logo no primeiro dia movimentou R$ 780 milhões em quase 2 milhões de transações. O pagamento e transferência de valores são instantâneos e facilitados, mas será que é tão simples assim? Como o sistema é novo, ainda há muitas dúvidas dos usuários. A mais comum é saber se é possível enviar dinheiro para quem não tem o Pix, ou receber caso não tenha.
O Banco Central, criador do sistema, recomenda que o usuário crie uma chave Pix para transferir o dinheiro de forma mais eficiente. Fica ainda mais fácil porque uma pessoa pode ter mais de uma chave.
Mesmo que o usuário não tenha uma chave Pix, ele consegue enviar dinheiro para quem tem, só é um pouco mais trabalhoso. Primeiro é preciso acessar o aplicativo do banco e procurar a opção de envio de dinheiro. Como a pessoa não tem a chave Pix, terá que escolher o envio via TED ou DOC. Agora o emissor poderá digitar a chave Pix do recebedor e pronto, dinheiro enviado.
Receber dinheiro sem ter Pix é fácil: a pessoa terá que informar todos os dados da conta bancária que deseja receber os valores. Quem vai enviar o valor terá que inserir esses dados no aplicado ao invés de digitar uma chave do sistema. Pronto, dinheiro recebido.
O Pix não está restrito aos bancos, outras instituições financeiras e de pagamento também podem ofertar seu uso. O sistema também não está limitado ao uso somente via smartphone, as instituições participantes tem disponibilizado vários canais de acesso: o internet banking, caixas eletrônicos e presencialmente nas agências e casas lotéricas.
Sobre as impossibilidades do sistema, ele só pode ser usado quando conectado na internet, também não é possível pagar um boleto com código de barras via Pix, já que possuem sistemas de pagamentos distintos. Agora se o emissor incluir no boleto a chave Pix ou o QR Code, a conta poderá ser paga pelo sistema facilitado.O Pix tem comprovante de operação e histórico de transações.
Em caso de envio de dinheiro para o número errado (quando o usuário digita a chave erroneamente), não é possível cancelar após a conclusão da operação. Aí o usuário precisará entrar em contato com o recebedor e negociar a devolução dos valores.
Fonte: UOL Economia ()
Imagem: UOL Economia