DAS do Simples Nacional já pode ser pago via PIX

DAS do Simples Nacional já pode ser pago via PIX

Mais de 16 milhões de empreendedores foram beneficiados

Já está ativo desde a segunda quinzena de abril a opção de recolher os tributos inseridos no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) com o PIX, solução de pagamento instantâneo criada pelo Banco Central. A medida beneficia os mais de 16 milhões de contribuintes optantes pelo Simples Nacional.

As melhorias no sistema de emissão do DAS do Portal do Simples Nacional, responsável por facilitar a quitação do tributo por meio de QR Code, foi implementada pela empresa de inteligência em TI do governo federal, a Serpro.

O Simples Nacional é um regime tributário especial da Receita Federal que engloba os MicroEmpreendedores Individuais (MEI), microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP). Hoje são mais de 11 milhões de MEI e mais de 5 milhões de empresas cadastradas que foram beneficiadas com o pagamento do DAS mensal via Pix. 

E tem mais! Por meio do QR Code do PIX será possível quitar os DAS emitidos para os contribuintes que tiveram seus pedidos de parcelamento deferidos. Assim o contribuinte poderá realizar o pagamento a qualquer hora e qualquer dia da semana e em qualquer banco que ofereça esta opção de pagamento. 

Antes era necessário realizar o pagamento em um banco habilitado para recebimento da DAS.

Como usar o PIX para pagar a guia DAS

É no Portal do Simples Nacional ou pelo app MEI que o empregador deve emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) destinado ao Microempreendedor Individual.

Assim que emitir o documento, será gerado automaticamente um QR Code necessário para que o empregador possa efetuar o pagamento. Não é necessário nenhuma outra ação por parte do usuário.

Fonte: Serpro Notícias (https://bit.ly/32Rc1yy)

Imagem: Blog do MEI Fácil

Próximo postRead more articles