Brasil Price

E quando a empresa paga mais imposto do que deve?

São os chamados “pagamento indevido” ou “a maior”

Quando por engano uma empresa efetua recolhimento de valores a mais, é chamado de pagamento indevido ou a maior. Quando todo o valor pago foi a maior, ele é considerado um pagamento indevido, mas quando só parte do pagamento foi indevida, é uma situação de pagamento a maior.

É importante destacar que tais pagamentos indevidos acontecem por incorreções no cálculo, ou seja, se a empresa não tivesse errado nos cálculos, os valores a mais não existiriam.

Os valores pagos a mais de forma incorreta poderão ser compensados ou restituídos, o mesmo acontece se forem incluídos a eles multa e juros.

O ponto positivo é que os valores pagos indevidamente também estão sujeitos à atualização monetária pela taxa SELIC acumulada mensalmente. O cálculo é feito a partir da data do pagamento indevido ou a maior até o mês anterior à compensação.

A compensação deve ser feita via PERDCOMP com débitos de tributos e contribuições administrados pela Receita Federal, vencidos ou vincendos. O empresário não poderá usar os créditos para compensar débitos de IRPJ e CSLL apurados por Estimativa.

 

Fonte: Contábeis ()

Imagem: https://rondoniadinamica.com/ 

 

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia