Em tempos de pandemia, profissionais da contabilidade são essenciais

O empresário precisa ficar atento às obrigações acessórias governamentais que não foram postergadas

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), muitos serviços pausaram as atividades por não serem considerados essenciais, empresas baixaram as portas, adotaram as reuniões virtuais e o serviço home office. Nesse período conturbado, os profissionais da contabilidade se provaram mais necessários do que nunca.
 
Isso mostra que, mesmo em tempos de incerteza, os empreendedores continuam buscando orientação contábil, principalmente para dar continuidade aos seus negócios. A Contabilidade é uma ciência muito antiga, existe desde quando o homem passou a acumular riquezas. Com a modernidade do mercado, ela passou a estar inserida nos processos do dia a dia de qualquer empresário.
 
Na atualidade, o profissional contábil é o responsável por informar os proprietários e gestores de empreendimentos e o poder público sobre a situação do patrimônio, atual cenário econômico, perspectivas de lucro e providenciar as informações necessárias para que o empresário tome as melhores decisões no âmbito gerencial, além de auxiliar as organizações a diminuir o impacto desse momento de crise.
 
Nesse momento desafiador para as empresas, mudanças no regime de trabalho e na legislação podem levar os empresários a ter incertezas na hora de buscar soluções, por isso é preciso levar em consideração os diferentes aspectos na gestão contábil e tributária.
 
O profissional contábil também lembra o empreendedor das obrigações acessórias governamentais que não foram postergadas devido à pandemia e que devem continuar sendo entregues mesmo com a empresa fechada. A não transferência de uma DCTF, por exemplo, rende uma multa mensal de R$ 500,00.
E foi dentro desse cenário é que o diretor da Brasil Price, Ronaldo Dias Oliveira, lançou no último 20 de junho o livro “O Poder Oculto da Contabilidade”, trazendo lua esse tema que muitas vezes não é muito acessível para os empreendedores e estudantes. Na obra, Ronaldo desmistifica e torna simples entender mais essa ferramenta que os empresários têm a sua disposição para enfrentar os tempos de pandemia: a Contabilidade.
 
Fonte: Portal Contábeis (https://bit.ly/3fThHNf)
Imagem: Portal Contábeis
 
Próximo postRead more articles