Brasil Price

Equipe econômica liderada pelo ministro Paulo Guedes defende criação de “Imposto sobre Pecados”

Tributação atingiria bebidas alcoólicas, cigarros e alimentos processados com açúcar

Com o objetivo de desonerar a folha salarial, o ministro da economia, Paulo Guedes, pretende criar o “Imposto sobre Pecados”, além de tributar transações eletrônicas e/ou financeiras. 
 
O “Imposto do Pecado” seria sobre produtos como cigarros, bebidas alcoólicas e alimentos processados com açúcar. Segundo integrantes da equipe econômica liderada por Guedes, está nos planos preparar uma ampla reestruturação do sistema de impostos no país, mas o aumento da carga tributária não está envolvido.
 
A intenção é transformar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em um imposto seletivo e que seria cobrado apenas sobre produtos com impactos negativos para a sociedade, que geram custos futuros para o Estado.
 
A equipe econômica não descarta a criação de imposto sobre transações digitais, algo que lembra a antiga CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Guedes evita a comparação do novo imposto com a CPMF, mas defende a sua criação, pois é uma forma de compensar a desoneração da folha de pagamentos.
 
Segundo Paulo Guedes, a desoneração da folha é necessária, pois uma tributação sobre o salário do trabalhador é “o mais perverso dos impostos”.
 
Fonte: Portal Contábeis ()
Imagem: Conube
 

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia