Brasil Price

Estrategista do Bank of America recomenda que a Selic não ultrapasse os 10%

O Banco Central usa a taxa básica de juros para controlar a inflação

Segundo David Beker, chefe de economia e estrategista do Bank of America no Brasil, a taxa básica de juros (Selic) não deveria chegar ou ultrapassar a marca dos 10% no país para que não prejudique pessoas e empresas. A taxa hoje está em 3,5% ao ano.

Para que isso aconteça, o governo deve ter responsabilidade fiscal não gastando mais do que arrecada. Para Beker, se o controle de gastos públicos se manter, os juros da Selic não voltarão aos dois dígitos.

Quando a Selic está baixa, os bancos pagam menos pelos títulos do governo, dessa forma conseguem emprestar dinheiros com juros menores. Com empréstimos a juros baixos, o custo do crediário cai, estimulando o consumo e a economia. É por isso que a Selic é usada para controlar a inflação. 

Acontece que, na semana passada, o Banco Central aumentou os juros pela segunda vez em 2021. O BC já sinalizou mais um aumento para a Selic, que deve subir 0,75% em junho, fazendo a taxa básica de juros alcançar 4,25% ao ano. 

Esse aumento é uma resposta do BC ao avanço das projeções futuras para a inflação. 

Fonte: Uol Economia ()

Imagem: Portal Contábeis

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia