Guedes quer desconto de 12% de IR sobre imóveis

Guedes quer desconto de 12% de IR sobre imóveis

Nas regras de hoje, entre 15% e 22,5% sobre o lucro imobiliário fica com o governo

O Governo pretende cobrar no Imposto de Renda uma taxa pela valorização dos imóveis declarados. O ministro da Economia, Paulo Guedes, explicou que a medida que permite essa cobrança será anunciada em breve. 

O que parece um novo imposto, na verdade corrige uma injustiça praticada há bastante tempo e cria um desconto tributário. 

“A ideia é que o cidadão possa atualizar o valor do seu imóvel na declaração de imposto de renda sem ter que pagar 15% de imposto, como está na legislação. Ele vai pagar uma antecipação de 3%”, destacou o contador e CEO da Brasil Price, Ronaldo Dias. 

Pelas regras de hoje, não é possível declarar no Imposto de Renda o valor atualizado do imovél, o seu preço de mercado. O contribuinte acaba pagando no momento da venda uma taxa que varia entre 15% e 22,5% sobre o lucro imobiliário (a diferença entre o preço de quando ele foi comprado e o valor da venda).

“Isso permite, por exemplo, que um imóvel adquirido há 20 anos, e que se valorizou, possa ter atualizado o seu valor na DIR, deixando-o compatível com o valor de mercado. Prática essa que incidiria em 15% sobre ganhos de capital, pela valorização do mesmo. Mas com o desconto proposto, o contribuinte pagaria apenas 3% sobre a valorização do bem”, finaliza o contador.

Fonte: Uol Economia: (http://bit.ly/3vtKj84)

Imagem: Mercado e Consumo

Próximo postRead more articles