Brasil Price

ICMS não fará mais parte da base de cálculo do PIS e COFINS

Na norma interna da Receita, o ICMS a ser deduzido da base de cálculo das contribuições do PIS e da COFINS é a recolher

A Receita Federal do Brasil (RFB) estabeleceu as normas para a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS. A medida se tornou possível devido a uma interpretação do RE n. 574.706/PR, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação foi considerada tendenciosa, pois o objetivo é anular os impactos negativos da arrecadação tributária.

Na norma interna da Receita, o ICMS a ser deduzido da base de cálculo das contribuições do PIS e da COFINS é a recolher (líquido dos créditos das entradas), e não o destacado nas notas fiscais de saída.

Com a enorme rejeição, a Receita se viu obrigada a publicar uma nota oficial na qual reforçava o entendimento da nova diretriz. Destacou também os votos dos Ministros do STF que falavam em “ICMS pago”, distorcendo o Acórdão proferido.

Também foi decidido que, no cálculo dos valores recolhidos de forma indevida, deverá ser considerada a integralidade do ICMS destacado nas notas fiscais de saída, não importando a utilização de créditos para a redução do quantum a ser recolhido aos cofres públicos.

 

Fonte: Portal Contábeis (https://goo.gl/92iy7w)7

Imagem: https://www.contabeis.com.br

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia