Brasil Price

Inadimplência atinge quase metade dos MEI’s

Governo prevê mudança com base na Reforma da Previdência

Quase metade dos inscritos no programa Microempreendedor Individual (MEI) está inadimplente perante o governo, mesmo com valor mensal baixo, pouco mais de R$ 50,00 de contribuição.
 
A equipe econômica do governo está preocupada e não descarta mudanças nas regras do sistema na nova Reforma da Previdência. A ideia é de promover a obrigatoriedade da contribuição.
 
A contribuição não gera dívida, porém não conta como tempo de contribuição da aposentadoria. A Previdência vê este como um caminho para o MEI.
 
O MEI foi criado com o objetivo de promover a formalização e a inclusão previdenciária para os trabalhadores autônomos que faturam até R$ 81 mil por ano. Mesmo com o valor de contribuição baixo, 45,6% dos MEI’s não pagaram.
 
Atualmente, o não pagamento coloca o CPF do microempreendedor na dívida ativa, isso aumenta o risco dos trabalhadores perderem benefícios e opções de crédito.
 
Fonte: Fenacon (https://goo.gl/TNs2BS)
 
Imagem: www.datasenior.com.br

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia