Indústria encerra 2020 em crescimento

Indústria encerra 2020 em crescimento

Setor voltou a empregar mais e a comprar mais insumos para atender as novas demandas

Um levantamento feito pela IHS Markit, empresa britânica de informações e serviços financeiros, mostrou que a indústria brasileira encerrou o ano de 2020 com aumento nas vendas e também na produção, mostrando clara recuperação aos problemas causados pela crise da Covid-19.

Em dezembro, um crescente número de novos negócios fez com que as empresas elevassem a produção, aumentando a taxa de empregos e a compra de insumos na tentativa de atender as necessidades atuais da demanda e, ao mesmo tempo, reconstruir seus estoques de segurança.

Mesmo com o ritmo de expansão mais fraco em cinco meses, o número de contratações por parte da indústria aumentou pelo sexto mês seguido, bem como a compra de insumos mais acentuada na história da pesquisa.

Fatores que ajudaram

Alguns fatores, como o real fraco e a escassez de matéria-prima, contribuíram para o aumento nos custos dos insumos comprados no mês de dezembro e, em ambos os casos, houve enfraquecimento nas taxas de inflação em comparação ao mês de novembro, porém, ainda assim, estas ficaram entre as mais fortes na história da pesquisa.

O ano terminou com o sentimento positivo entre os empresários industriais, com esperanças de que a Pandemia finalmente tenha fim e de que haja melhora na disponibilidade de matéria-prima, aumentando também o otimismo em relação à perspectiva de produção do ano que vem.

Segundo a diretora econômica da IHS Markit, Pollyanna de Lima, as indústrias se mostraram positivas quanto ao aumento nos níveis de produção em 2021, depositando suas esperanças no fim da Covid 19, na melhora na disponibilidade de materiais e na aprovação das reformas apresentadas pelo governo.

Fonte: Diário do Comércio (http://bit.ly/391BEiU)

Imagem: http://universodenegocios.com.br/

Próximo postRead more articles