Juros: na primeira reunião do ano, Banco Central decide manter taxa a 2% ao ano

Juros: na primeira reunião do ano, Banco Central decide manter taxa a 2% ao ano

Apesar da alta dos preços nos últimos meses, a taxa básica de juros da economia foi mantida no mesmo valor dos meses anteriores

A decisão foi tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em caráter de unanimidade e mantém o menor patamar desde 1996, início da série histórica.

Essa é a quarta reunião seguida em que não há alteração na Selic, a taxa básica de juros da economia. O próximo encontro será em 16 e 17 de março.

Analistas já esperavam que não houvesse mudança, já que essa manutenção da taxa em níveis tão baixos acompanha as preocupações com os efeitos do coronavírus e suas variantes pelo mundo.

Banco Central e os juros

O Banco Central utiliza os juros como uma maneira de tentar estimular a economia e controlar a inflação, ou seja, o BC aumenta os juros quando a inflação está alta, assim o consumo é reduzido e os preços caem. Quando os juros estão baixos, o movimento feito é o oposto e suas consequências também.

A meta de inflação para o ano de 2021 é de 3,75%, havendo uma tolerância de 1,75% para mais ou para menos.

O índice de dezembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 1,35%.

Economia brasileira

O Copom também avaliou que, com relação à economia brasileira e seus indicadores no fim do ano passado, houve uma surpresa positiva, mesmo com a recente alta nos casos de Covid-19 no país.

A ata do comitê também trouxe a informação de que houve um determinado aumento na incerteza sobre o ritmo de crescimento da economia, principalmente no que se refere ao primeiro trimestre do ano, juntamente com o já esperado enfraquecimento dos efeitos do auxílio emergencial.

O que é a Selic?

A Selic é como é chamada a taxa básica de juros da economia nacional e serve como uma espécie de referência para outras taxas de juros e também para remunerar os investimentos corrigidos por ela.

Por conta de uma regra criada em 2012, sempre que a taxa de juros está baixa, ou seja, abaixo de 8,5%, a poupança rende menos, passando a ser de 70% da Selic (mais Taxa Referencial).

Fonte: http://bit.ly/3cgUmXf 

Imagem: https://bxblue.com.br/

Próximo postRead more articles