Brasil Price

O eSocial está chegando ao fim

Relator da MP 881/2019 incluiu no texto um dispositivo que põe fim no sistema

A Medida Provisória 881/2019 recebeu 301 emendas, 126 foram acolhidas de forma integral ou parcialmente pelo relator da MP, o deputado Jerônimo Goergen.
 
O relator incluiu ainda um dispositivo que tem como objetivo acabar com o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
 
O eSocial nasceu com a missão de unificar o cumprimento de obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
 
Para Goergen, um enorme investimento precisa ser feito pelas empresas para atender o eSocial. Apesar de ter sido criado com o intuito de ser desburocratizador, ele deixa de fora a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS, a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e Informações à Previdência Social (Sefip).
 
O relator sugere ainda a criação de áreas com regimes jurídicos diferenciados, assim como zonas francas não-tributárias definidas por estados e Distrito Federal.
 
 
Fonte: Senado Federal ()
Imagem: www.fenacon.org.br

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia