PIX será lançado em outubro e facilitará pagamentos

PIX será lançado em outubro e facilitará pagamentos

O sistema de transferência de valores funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana

Quando você faz um pagamento, uma série de processos é iniciada para que o dinheiro saia da conta corrente e chegue na do vendedor. Nessa transação, há vários participantes, como a empresa da maquininha do cartão, a bandeira de crédito e os bancos. Toda essa burocracia está prestes a mudar com o sistema de pagamentos instantâneos PIX.

O PIX permitirá a transferência de valores 24 horas por dia, sete dias por semana, o ano todo, uma evolução em relação ao DOC e TED, ferramentas disponíveis mais usadas hoje em dia

Mais rápido e mais barato, o PIX transfere o pagamento de forma instantânea, basta o comprador acessar o aplicativo onde tem conta, clicar na opção de pagamento, definir que a operação será a de pagamento e não de recebimento, digitar as informações que identificam o vendedor, digitar valor, senha e pronto, transação efetuada. 

Fica ainda mais fácil quando o vendedor tem um QR Code, porque o comprador só precisa apontar a câmera do celular para a imagem, confirmar o valor e inserir a senha. O PIX também pode ser usado para pagar contas de água e luz. 

O sistema criado pelo Banco Central facilita as transações, porque elimina a necessidade do uso das maquininhas de cartão. A primeira etapa de lançamento do PIX deveria acontecer no dia 3 de novembro, mas foi antecipada para o quinto dia de outubro. Mesmo assim as instituições financeiras e os clientes terão bastante tempo para se familiarizar com o PIX.

A partir de outubro, os clientes de bancos poderão acessar o aplicativo e fazer o registro de sua chave. Serão vinculados naquela conta específica o número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ. 

Fonte: Portal Contábeis (https://bit.ly/2X28cUL)

Imagem: Mercado e Consumo

Próximo postRead more articles