Brasil Price

Posso enviar e receber dinheiro no Whatsapp com segurança?

Conheça os recursos de segurança do novo serviço do aplicativo

O Whatsapp já faz parte da vida de praticamente todo mundo e agora o aplicativo de troca de mensagens de texto, áudio, vídeos e fotos acabou de ganhar uma nova função, a de transferência de valores. Mas junto dessa facilidade vem a preocupação do serviço ser alvo de golpistas. 

São essas fraudes no mundo digital que estão deixando os usuários com os cabelos em pé. Como esse tipo de recurso pode ficar longe do alcance dos ladrões digitais? Como o Whatsapp vai proteger o sistema de pagamentos?

A segurança começa a partir do momento do envio de simples mensagens, já que elas são criptografadas entre o telefone da pessoa e os servidores do WhatsApp. 

As transferências e os recebimentos estão sendo protegidos por várias camadas de segurança, como o uso de uma senha (PIN), da biometria (impressão digital) e do Facebook Pay.

O usuário pode contar com mais recursos na segurança, como limites de operações. Para reduzir o risco de golpes e fraudes, o Whatsapp definiu limites de transações para cada pessoa no envio de dinheiro pela plataforma. 

Cada usuário poderá enviar somente R$ 1.000,00 por transação e receber no máximo 20 transações por dia. O limite de valores mensais ficou definido em R$ 5.000,00

A infraestrutura utilizada para realizar os envios e recebimentos de valores é a mesma das empresas de cartões, seguindo os mesmos padrões de segurança e tecnologia. No momento está restrito a poucas instituições financeiras, mas logo será ampliado para outras empresas.

E se meu Whatsapp for clonado?

Caso isso aconteça, o criminoso será impedido de realizar pagamentos por causa da primeira barreira: O PIN do Facebook Pay ou a biometria necessária para completar a transação.

E tem mais! Quando a conta do Whatsapp é instalada em um novo aparelho, todas as informações de pagamentos são resetadas automaticamente, assim os golpistas não conseguem acessar a conta do Facebook Pay.

Enviei dinheiro para a pessoa errada, e agora?

Essa é uma situação mais comum do que se imagina, afinal quem nunca enviou uma mensagem na janela errada? 

É preciso redobrar a atenção na hora de transferir valores, porque o sistema não consegue cancelar uma transação já finalizada. Então a pessoa vai depender da boa vontade de quem recebeu o dinheiro. 

Se você ainda tiver dúvidas sobre a segurança do sistema, pondere sobre a quantidade de itens de segurança adotados pelo whatsapp e compare com os dispositivos utilizados pelos bancos.

Fonte: Uol Economia ()

Imagem: FDR

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia