Brasil Price

Principais indicadores de emprego estão melhores do que mostram os dados oficiais

Levantamento foi feito pela XP Asset Management e apontou discrepâncias nas informações divulgadas

Segundo o estudo, um dos fatores determinantes para que essa diferença pudesse acontecer foram as alterações que a pandemia trouxe nos processos de entrevista.

Isso impactou os dados de mercado oficiais, subestimando a recuperação e mostrando não apenas uma taxa de desemprego maior do que ela é de fato, mas também uma estimativa de renda abaixo dos valores reais.

Dessa forma, segundo o levantamento, as bases para a retomada da economia desse ano podem estar maiores do mostram as estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mesmo sem o auxílio emergencial.

Análise dos indicadores

O principal indicador levado em consideração pelo levantamento foi a Pnad Continuada, feita pelo IBGE, que calcula a taxa oficial de desemprego e estima a quantidade de todos os trabalhadores existentes no país.

O outro indicador consultado foi o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, que é coordenado pela Secretaria Especial do Trabalho e faz o acompanhamento da evolução dos empregos com carteira assinada.

O diretor da Brasil Price, Ronaldo Dias, lembra que, quanto aos números efetivos de empregados e desempregados no Brasil, “os dados do Caged partem dos escritórios de contabilidade e das grandes empresas, baseado no dia a dia das empresas, contratações e rescisões mensais calculadas, sendo, portanto, um número inequívoco”.

Com a pandemia, o IBGE passou a realizar suas entrevistas sobre mercado de trabalho por telefone, já o Caged utiliza as bases de registros fornecidas pelas empresas ao Ministério da Economia.

Os dados

De acordo com o levantamento, se a pesquisa do IBGE tivesse continuado a acompanhar a tendência do Caged, a taxa de desemprego seria de 13,8%, ao invés dos 14,3% divulgados.

Já o número total de empregados com carteira assinada no país seria de 34,5 milhões, ao invés dos 31 milhões e a massa salarial, que é a soma dos ganhos mensais de todos os trabalhadores no país, seria de R$ 216 bilhões e não os R$ 208 bilhões divulgados pelo IBGE.

Há de se lembrar que o Caged, em outubro, registrou 395 mil novas vagas com carteira assinada no país, melhor mês desde 1992, segundo o Ministério da Economia.

Fonte:  

Imagem: https://www.jav.inf.br/

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia