Pronampe é transformado em programa permanente

Pronampe é transformado em programa permanente

Empresas afetadas pela pandemia têm acesso ao crédito com juros baixos

O Pronampe – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, uma linha de crédito do governo, vai continuar ajudando os empreendedores afetados pela pandemia da Covid-19. Dentre os setores mais atingidos está o de eventos. 

Com a transformação em um programa permanente, o Pronampe conseguirá financiar as atividades de muitas empresas durante o ano todo. As mais beneficiadas serão as micro e pequenas empresas brasileiras, segmentos que sempre tiveram dificuldade para acessar o crédito.

Serão beneficiadas com até 20% do Fundo Garantidor de Operações – FGO, aportado para o Pronampe, as empresas que se enquadram no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A nova lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no começo do mês.

Será liberado um aporte de R$ 5 bilhões, como valor de garantia, por meio do Fundo Garantidor de Operações, para as empresas do setor de eventos. O governo espera que o Pronampe disponibilize os recursos até o final do mês para os donos de pequenos negócios. 

A expectativa é de que R$ 25 bilhões em crédito possam ser concedidos para os empresários afetados pela pandemia.   

Juros baixos

Para novos empréstimos, a taxa de juros anual máxima corresponde a Selic mais até 6%. Os valores são vantajosos quando comparados com o que já é praticado no mercado. A taxa média de juros para o segmento, segundo dados do Banco Central, está atualmente em 35,1% para as microempresas e 22,4% para as empresas de pequeno porte. 

As empresas terão carência de 11 meses (antes eram 8) e 48 meses para pagar (antes eram 36).

Saiba mais: Fenacon (https://bit.ly/3pPDFH3)

Imagem: Portal Contábeis

Próximo postRead more articles