Brasil Price

Redução da alíquota do Imposto de Renda: os estudos começaram

A máxima atual prevista na tabela é de 27,5%

O Governo Federal estuda medidas para reduzir a alíquota paga no Imposto de Renda da Pessoa Física. O percentual ainda não está definido, mas os técnicos da Receita falam em uma redução para 23% e 25%. Atualmente a alíquota mais alta da tabela está em 27,5%.

A redução seria compensada com o corte das deduções médicas que são feitas todos os anos na Declaração do Imposto de Renda (DIR). De acordo com o Ministério da Economia, o governo deixa de arrecadar anualmente R$ 15,1 bilhões por causa dessas deduções.

O ME já apontou que é necessário fazer uma revisão desse benefício e há propostas para criar uma espécie de teto para controle do abatimento. A medida permitiria ainda a redução das demais alíquotas envolvidas na DIR.

As mudanças são parte de um conjunto de alterações discutidas por equipes da Receita envolvidas com o Imposto de Renda. Dentre as alterações anunciadas está a redução dos impostos que incidem sobre as empresas. 

Fonte: Portal Contábeis ()

Imagem: Gazeta do Povo

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia