Somente 40% das empresas brasileiras atendem as exigências da LGPD

Somente 40% das empresas brasileiras atendem as exigências da LGPD

O Estado que apresenta o melhor desempenho é Roraima, com 72,73% das empresas aptas 

Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), as empresas brasileiras têm encontrado dificuldades para se adequar à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Das 900 pesquisadas, somente 40,56% já atendiam aos requisitos da LGPD.

A lei pode entrar em vigor ainda em 2020 e quase 60% das empresas ainda não atendem suas exigências, número preocupante, uma vez que há sanções previstas para entrarem em vigor em agosto de 2021.

Dos empresários entrevistados, 31,8% afirmaram que já sofreram algum incidente de violação de dados nos últimos 2 anos. A constatação assusta, pois 75,5% das empresas realizam coleta de dados considerados sensíveis.

Ainda de acordo com a pesquisa, o estado brasileiro que apresentou o melhor índice de conformidade com a LGPD é Roraima, com 72,73% das empresas completamente aptas. Quem apresentou o pior índice foi o estado do Rio Grande do Norte, com somente 8,04% das empresas em conformidade com a lei. 

A ferramenta online “Diagnóstico LGPD” foi criada pela ABES em conjunto com a consultoria EY. O objetivo é que as empresas que estão em fase de adaptação possam verificar como está a sua adequação à Lei Geral de Proteção de Dados.

O empresário preenche um questionário em que é feita uma autoavaliação em relação aos vários pontos exigidos pela lei. A ferramenta processa as respostas e aponta o nível de adequação da empresa.

A ferramenta é gratuita, os dados são enviados de forma anônima e não é preciso colocar informações pessoais ou referentes à empresa. Você pode acessar diretamente no Diagnóstico LGPD

Fonte: Portal Contábeis (https://bit.ly/2ZLHYb0)

Imagem: Jornal Contábil 

Próximo postRead more articles