Brasil Price

Justiça tocantinense manda suspender cobrança de ICMS sobre tarifa da conta de luz

Uma Ação Popular pediu o fim da cobrança, que acontece a partir do dia 1º de janeiro de 2017

A Justiça do Tocantins determinou, no último mês de outubro, que a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a Tarifa de Uso dos Sistemas de Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica (TUSD/TUST) pare de ser feita. A Ação Popular que pediu o fim da cobrança foi movida pelo advogado Thiago Ribeiro da Silva Sovano.

A cobrança foi considerada ilegal pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O efeito da Ação Popular é válido para todo o Brasil e entrará em vigor em 01/01/2017. A estimativa com a decisão é de que os consumidores passem a pagar até 10% a menos na conta de energia.

A ação foi tentada anteriormente pelo Ministério Público Estadual (MPE), mas a Justiça entendeu que o órgão não tinha legitimidade para entrar com uma Ação Civil Pública.  

 

Fonte: https://goo.gl/kYmdA8

Imagem: http://bolsaonoticias.com.br/ 

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia