Banho e tosa adequados para a saúde dos pets
Banho e tosa adequados para a saúde dos pets

Banho e tosa adequados para a saúde dos pets

O Brasil é o 4º maior país do mundo em população total de animais de estimação. Isso foi o que revelou a última pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet, São Paulo/SP). De 1,56 bilhão da população mundial, 132,4 milhões são bichinhos brasileiros. 

Esses números revelam um mercado promissor para quem trabalha com o ramo pet, seja em relação a produtos ou a serviços, e para ter sucesso neste mercado, basta estudar o nicho que você quer atender e mãos à obra.

Mercado de banho e tosa

O mercado de banho e tosa é um dos mais consumidos, seja em produto ou em serviço. É um dos mais promissores mesmo. Segundo Leonardo Brandão, médico-veterinário e diretor da Unidade de Negócios Pet da Ceva Saúde Animal, é uma prática comum na rotina de muitos animais. “Além da água quente e produtos cheirosos, os proprietários devem estar atentos a diversos aspectos do ambiente para não terem problemas futuros com a saúde do pet e, consequentemente, gastos desnecessários”, alerta.

Para se ter sucesso nesse mercado, alguns pontos precisam ser considerados.

Ambiente para banho e tosa

O ambiente precisa ser agradável e acolhedor para o animal, inspirar confiança e oferecer um serviço com qualidade e preço justo. Além disso, deve ser limpo e bem arejado. “Até os pisos e paredes devem demonstrar cuidados, revestidos com material lavável e impermeável, que facilite a limpeza”, ressalta Brandão.

Materiais do banho e tosa

Vários materiais são utilizados para um banho e tosa, principalmente por tratar de cães e gatos e suas diversas raças. Por isso, escova e secadores precisam ser higienizados corretamente, livres de poeira e de acúmulo de pelos. 

As toalhas devem ser esterilizadas e de uso individual. Os rótulos, embalagens e validade dos produtos também merecem atenção e podem ser observados pelos donos sempre que solicitado. 

Cuidados específicos para os gatos

Importante que o pet shop providencie uma sala de espera com compartimentos individuais para os gatos, pois eles têm um comportamento menos sociável entre eles quando comparados com os cachorros, além de diminuir o estresse pelo qual já estão passando.

“O uso de produtos ambientais com base no odor espécie-específico felino faz toda diferença, pois traz a sensação de tranquilidade, conforto e segurança para o animal”, explica Brandão.

Animais com pulgas e carrapatos

Brandão ressalta que “ao perceber que o pet está infestado com esses parasitas é necessário visitar o médico-veterinário para iniciar o tratamento adequado”. Isso porque um simples banho não resolve a causa, sem falar que o pet shop precisa prezar pela saúde do animal também.

Portanto, se você tem um pet shop ou pretende investir em um, ter um banho e tosa adequados pode colaborar para a saúde dos pets dos clientes. Além disso, eles têm um apreço imensurável por seus bichinhos e sempre vão buscar referências de locais que demonstrem cuidado para com eles. Por isso, tenha em mente que quanto mais você se esmerar para um banho e tosa de excelência, mais sucesso você pode ter nesse ramo.

Próximo postRead more articles