Mercado pet: bom momento exige inovação e soluções criativas
Mercado pet bom momento exige inovação e soluções criativas

Mercado pet: bom momento exige inovação e soluções criativas

O país já retomou o ritmo em relação ao mercado de serviços, mas ainda existe sim uma certa recessão. Mesmo assim, a expectativa do segmento pet é bastante promissora, podendo crescer cerca de 6,7%. 

O Brasil ostenta a segunda posição no mercado pet mundial, sendo 6,4% da participação global, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O mercado pet teve um crescimento de 14% em 2021, segundo o levantamento da Euromonitor Internacional. Mesmo com a crise, o mercado pet continua crescendo.

Esse crescimento se dá pela alta demanda dos tutores de pet. E não é só a demanda não, é a exigência de cuidados especiais também. Portanto, empresas do ramo pet que ofereçam a integração de serviços de hospital, veterinário, centro estético, hotel e loja com soluções criativas e atraentes para os clientes têm grandes chances de faturar muito e ter sucesso e crescimento.

Inovação e soluções criativas no mercado pet

Não precisa ser uma grande rede de franquia para oferecer um serviço diferenciado não só para pets, mas também para seus donos. 

Esse diferencial já pode começar no atendimento cordial e simpático que fará com que os clientes se sintam à vontade no seu estabelecimento. Enquanto isso, o animalzinho desse cliente estará recebendo o melhor tratamento possível, seja num banho e tosa, num atendimento veterinário, entre outros.

Uma solução criativa seria desenvolver um espaço para que o tutor do animalzinho possa observar seu pet durante os procedimentos, com total visibilidade, acompanhando todo o serviço, sem pressa. Em relação aos felinos, é bem importante pensar neles com carinho, pois por mais que eles vão com menos frequência que os cachorros, eles merecem uma atenção especial. Eles ficam mais agitados e estressados quando saem da sua zona de conforto e ter um ambiente exclusivo para eles, com controle de ruídos e stress e baixo risco de contaminação, pode fazer com que você fidelize esse cliente por esse carinho com seu gatinho/a.

Aprenda com a experiência dos grandes

Uma rede grande de pet shop começou seu negócio de forma pequena, em 1997, como um pet shop no bairro Parque São Domingos, na Zona Oeste de São Paulo. Em 2014 o veterinário e diretor da rede, Jorge Morais, juntamente com a visão administrativa e especialização em gestão de franquias da esposa Elaine Morais, resolveu expandir os negócios. “Há quase 20 anos, de maneira geral, a procura era apenas por serviços veterinários”,  explica o executivo. “O crescimento começou de forma gradativa, atendendo a demanda dos clientes. Após anos de expertise, em conjunto com a visão estratégica da Elaine, decidimos expandir através do franchising, oferecendo serviços e produtos de maneira integrada e transformando o que era antes apenas um ambiente médico em um espaço diferenciado não só para os pets, como também para seus donos”, complementa.

Em 2014, após o reconhecimento dos serviços, atendimento diferenciado e pela variedade de produtos, que atingiram cerca de 10 mil itens, a rede que já conta com três unidades na capital Paulista, teve como meta expandir o conceito para os demais estados do país, chegando a 20 lojas até o final de 2020.  “Hoje o animal de estimação faz parte da família e existem estudos que comprovam que eles estão em quase 45% dos domicílios do país. Outro ponto positivo do setor é a abrangência de atuação”, comenta Elaine.

Apesar de ser um mercado promissor, a executiva, no entanto, diz que o melhor é ter cautela na hora de investir em algo, já que há muitos curiosos entusiasmados e oportunistas interessados nesse aumento do número de animais de estimação e consequentemente oportunidade de negócios. “O ideal é fazer uma pesquisa antes de investir em qualquer negócio com foco nos pets. Há os que se aproveitam da ‘febre’ deste mercado para abrir negócio sem nenhum preparo ou conhecimento. Nosso modelo foi construído e estruturado ao longo de quase 20 anos e, por ser baseado no franchising, permite que o empreendedor invista em um negócio alinhado com a proposta de valor”, finaliza Elaine.

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