Abriram uma conta bancária no seu nome e não fui você. E agora?

Abriram uma conta bancária no seu nome e não fui você. E agora?

A falta de burocracia do mundo digital também facilitou a vida dos fraudadores 

Abrir uma conta bancária antigamente era um exercício de paciência, tinha que ser guerreiro para conseguir atender todas as exigências do banco. Era um leva e traz de documentos originais, fazer cópias autenticadas e ainda passar por uma entrevista desgastante, parecia até que a pessoa estava querendo um emprego, não uma conta bancária.

Com o advento do “mundo digital”, as pessoas não precisam mais nem sair de casa, é só escolher o banco (e tem muitas opções), enviar pelo celular meia dúzia de fotos dos documentos e, pronto, a conta está aberta.

É exatamente isso que queremos: menos burocracia para alcançar objetivos. Acontece que isso também facilitou a vida dos fraudadores, que agora conseguem com muita facilidade adulterar documentos e abrir contas bancárias no seu nome.

Primeiro você precisa se proteger do golpe. No mundo digital de hoje, você não precisa andar com a carteira abarrotada de documentos. Para que carregar a CNH e carteira de identidade ao mesmo tempo? Aliás, para que levar consigo a CNH física? Alguns Detrans estaduais (Tocantins incluído) disponibilizam a CNH digital. É seguro e já dispensa a presença do documento de papel.

E tem mais! Dá para saber quantas contas bancárias tem em seu nome. Basta acessar o site https://credenciamento.bcb.gov.br/soupf, seguir os passos solicitados, se cadastrar e pesquisar todas as instituições bancárias que abriram conta em seu nome.

Abriram uma conta no meu nome, e agora?

1. Ligue no banco e diga que não reconhece a conta, peça também o bloqueio imediato.

2. Faça um boletim de ocorrência e envie para a instituição financeira.

3. Acione o PROCON, o banco tem que garantir que a conta foi encerrada e que você não deve nada.

4. Faça uma manifestação no Banco Central, peça explicações sobre como abriram uma conta no seu nome utilizando documentos adulterados. É possível fazer isso acessando este link: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao  

Situação resolvida? Então pesquise regularmente se alguma conta bancária foi aberta no seu nome, todo cuidado é pouco.

Fonte: Uol Economia (https://bit.ly/30svJ37)

Imagem: Olhar Digital

Próximo postRead more articles