Brasil Price

Com alta nas vendas, E-commerce fecha o 1° trimestre no positivo

Com 13% mais vendas, faturamento cresceu 24%

Nos seis primeiros meses de 2021, o setor do E-commerce brasileiro fechou em alta de 13,5% nas vendas, tendo um lucro 24,15% superior quando comparado ao semestre anterior. Mas ao comparar os meses de maio e junho, houve uma queda de 1,02% no faturamento. 

Nessa comparação mensal, a Região Sul ficou com saldo positivo de 2,88%, já a Região Centro-Oeste amargou queda de 0,97%, seguida pelo Nordeste com 1,59%, o Sudeste com 1,69% e a Norte com baixa de 3,43%.

Os dados são do  índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust Movimento Compre & Confie, e contou com a parceria do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Em maio deste ano, o e-commerce representou 11,9% do comércio varejista restrito (não estão incluídas as vendas de veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, o e-commerce no varejo representou 10,9% das vendas.

Das compras feitas no e-commerce, 43,2% foram de equipamentos e materiais para escritório, a categoria de móveis e eletrodomésticos foi responsável por 27,6% das vendas online, já tecidos, vestuário e calçados foram responsáveis por 10,1% das vendas.

Seguindo o ranking de vendas, os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos foram responsáveis por 7,3% das vendas online, outros artigos de usos pessoal e doméstico, 5,9%, itens de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, 3,4%, e, no final da lista, com 2,5%, os livros, jornais, revistas e papelaria.   

O indicador que mede a quantidade de vendas foi divulgado no dia 7 de julho, na última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. 

De abril a junho de 2021, 18,5% dos brasileiros que navegam na internet realizaram pelo menos uma compra usando o meio digital. Um aumento de 1,3% quando comparado ao trimestre anterior (17,2%). Quando comparado ao mesmo período do ano passado (10,1%), houve um crescimento de 8,4%.

Fonte: Uol Economia ()

Imagem: ComSchool

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia