Brasil Price

Como minimizar prejuízos em um ambiente caótico de alterações em legislação, prazos e declarações?

Cresce o número de profissionais contábeis que utilizam o Seguro de Responsabilidade Civil, já implementado pela Brasil Price

Quando uma empresa contrata um contador, além de buscar os serviços inerentes à profissão, que é controlar o patrimônio, ajudar com informações úteis à tomada de decisões e análises das informações contábeis, há também uma parte de extremo risco envolvido devido à complexidade no cálculo de impostos e cumprimento das chamadas obrigações acessórias, que são as declarações em vários formatos, prazos e especificidades.

Cada pequeno erro ou esquecimento pode gerar prejuízo para o cliente e, consequentemente, um desgaste tremendo para o contador. Por isso que para ter mais segurança e reforço jurídico contra falhas humanas ou de softwares, é cada vez mais comum que seja contratado um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

Teia complexa

O contador acaba se tornando uma espécie de tábua de salvação na hora de lidar com tamanha burocracia, que se dá tanto em papel, com formulários e relatórios, quanto na plataforma tecnológica com várias declarações digitais em vários prazos, formatos e órgãos distintos.

Isso acontece porque a Legislação Tributária brasileira é cheia de nuances e burocracias que se transformam em uma verdadeira armadilha, com uma miríade de leis, resoluções, decretos e instruções normativas. São tantas “coisas e coisinhas” que o profissional contábil requer uma atenção acima da média para não correr riscos durante o exercício de sua atividade profissional.

Ronaldo Dias, contador e diretor da Brasil Price, explica que o seguro é acionado quando há uma multa, por exemplo. “Seja por uma interpretação equivocada da legislação, por falha da equipe ou ainda a perda de um prazo em um processo ou declaração, cujo montante seja expressivo, o cliente paga a multa ou parcela, e o seguro é acionado, para que haja a restituição dos valores devidos ao cliente em sua totalidade”.

Dinâmica conhecida

Nos moldes parecidos com os planos de saúde, o Seguro de Responsabilidade Civil não cobre situações ocorridas antes da contratação, ou seja, ela não retroage. “Mesmo que haja alguma questão em andamento, o seguro não vai abranger, somente casos posteriores à adesão”, lembra Ronaldo. E há também franquia, como acontece com os seguros de automóveis.

O preço da tranquilidade

Quem contrata esse tipo de serviço espera nunca ter que utilizar, mas a segurança de não deixar um cliente “na mão” está servindo de diferencial no mercado. São vários os relatos de profissionais que, mesmo sem nunca ter precisado usar o seguro, sequer cogitam ficar sem cobertura.

“Por isso, na atual conjuntura tributária brasileira, é imprescindível que os gestores se assegurem destas situações, para que não haja prejuízos ao patrimônio, caixa ou imagem da empresa, já que os riscos são potenciais”, destaca Ronaldo.

Em algumas situações, a multa por descumprimento ou não envio de documentos chega a 75% do valor do tributo, numa interpretação de legislação, ou até 3% do faturamento no caso de não entrega de declarações no prazo ou com incorreções.

 

 

Informações auxiliares: http://www.portalcfc.org.br/noticia.php?new=9784

Imagem: http://aab-edu.net

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia