Brasil Price

Crise econômica faz o mercado informal crescer

Respondendo por 16,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o mercado informal estava diminuindo desde 2003, quando essa percentagem respondia por 21% do PIB

Por causa da crise econômica e o desemprego, comércio informal volta a crescer após 10 anos de queda.

Desde a criação do Super Simples uma década atrás, os empreendedores buscaram formalizar-se perante o governo e deixar a obscuridade. Foi tentador e vantajoso poder investir na própria empresa sem correr o risco de perder tudo para a Receita Federal.

Mas devido à situação econômica atual, o brasileiro está retendo o dinheiro em casa e isso acaba refletindo no comércio: lojas vazias e com poucas vendas.

Por isso muitos empresários estão saindo da formalidade e voltando a trabalhar como camelôs para conseguir uma renda maior.

Respondendo por 16,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o mercado informal estava diminuindo desde 2003, quando essa percentagem respondia por 21% do PIB.

Em países desenvolvidos, por exemplo, o mercado informal não corresponde nem à  10% do PIB.

Os empresários estão deixando de pagar suas obrigações tributárias como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços (ISS) e o Imposto de Renda.

Cerca de 60% dos comerciantes regularizados estão com o recolhimento do INSS em atraso.

 

Fonte: http://goo.gl/fRvwF4

Imagem: http://economia.culturamix.com/

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia