Brasil Price

Inadimplência atinge mais da metade dos empresários inscritos no MEI

Quem atrasa os pagamentos pode perder benefícios, como a aposentadoria por invalidez

O MEI – Microempreendedor Individual, é um programa do Governo Federal que tem como objetivo trazer para a formalidade os brasileiros que desempenhavam diversas atividades sem nenhum amparo legal ou segurança jurídica.
 
Mesmo com uma faixa tributária diferenciada, o programa registra inadimplência de 54% dos inscritos em 2019.
 
Santa Catarina e Minas Gerais têm a menor taxa de inadimplência, com 43%; já Amapá e Amazonas tem média de não pagadores em 69%. Quando se fala em cidades, Santa Efigênia/MG apresenta somente 6% dos inadimplentes no programa. Currais, no Piauí, apresenta uma quantidade surpreendente, chegando a 90% de todas as MEIs cadastradas.
 
MEI que não paga os impostos pode perder o direito a benefícios, como o salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-reclusão, pensão por morte e até o tempo de contribuição para a aposentadoria por idade.
 
Buscando diminuir a inadimplência no programa, o governo conscientiza os trabalhadores de como é fácil emitir as guias de pagamento, que podem ser feitas via internet. Quem está com pagamentos atrasados também pode regularizar as contas, podendo dividir o débito em até 180 parcelas. A parcela mínima do parcelamento deve ser de R$ 50.
 
Fonte: Contábeis ()

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia