Brasil Price

O eSocial e o fim do jeitinho brasileiro

Tudo deverá ser feito conforme as regras previamente estabelecidas e com prazos rígidos

O eSocial já tem 10 anos de testes e foi desenvolvido para desburocratizar o envio de informações entre empregador e órgãos governamentais. A ferramenta se tornou obrigatória em 2018 e promete impactar a rotina de todas as empresas.

O sistema não vai mudar a atual legislação, mas vai impossibilitar o famoso ‘jeitinho’ brasileiro. Tudo deverá ser feito conforme as regras previamente estabelecidas e com prazos rígidos. 

Agora o empregador precisa avisar com um mês de antecedência sobre as férias do trabalhador. Não vai dar mais para o funcionário cumprir férias em outro período, por exemplo.

Práticas como a citada eram comuns, não eram ilegais, mas fruto de acordos. Com o eSocial, não será mais possível ‘dar um jeito’. Trata-se mais da modificação da cultura empresarial brasileira.

Ou o empregador se adapta, ou será penalizado financeiramente.

 

Fonte: Fenacon (https://goo.gl/sQYzYa)

Imagem: http://ccrcontabilidade.com.br

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia