Brasil Price

REFIS do Governo do Estado está disponível para adesão até 30 de novembro

No entanto, as circunstâncias do atual Refis devem acarretar pouca adesão como prazo curto, poucos descontos e percentual alto de entrada

A tão esperada oportunidade de negociar os débitos com impostos e tributos foi anunciada pelo Governo do Estado do Tocantins no último dia 23. O Diário Oficial 4748 (https://diariooficial.to.gov.br/) instituiu o Mutirão de Negociação Fiscal para quitação de dívidas referentes ao ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), ITCD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos) e créditos não tributários. A iniciativa é uma parceria do Executivo Estadual com Tribunal de Justiça do Estado e Corregedoria Nacional de Justiça.

No entanto, as circunstâncias do atual Refis devem acarretar pouca adesão, conforme entendimento do contador e diretor da Brasil Price, Ronaldo Dias, a começar pelo prazo apertado para adesão, até de 30 de novembro.

Há algumas semanas, o Refis já havia sido aprovado na Assembleia Legislativa com prazo de 120 meses, compreendendo débitos de 2016 e com mais descontos. O Governo do Estado vetou o projeto e a assembleia manteve o veto.

“Isso vai na contramão do que fez, por exemplo, o governo federal que, devido à crise, dividiu os débitos em 120 meses e incluiu dívidas contraídas até maio de 2016 para as empresas do Simples. O governo de São Paulo também e ainda perdoou dívidas de pequenos valores”, diz Ronaldo.

Outro limitador é o percentual de entrada para a primeira parcela, 15%, considerado alto para o atual cenário econômico nacional. “E ainda tem os 5% de honorários advocatícios caso o débito esteja ajuizado”, completa o contador.

Condições

O mutirão abrangerá dívidas contraídas até 31 de dezembro de 2015. O contribuinte poderá pagar à vista ou parcelado em até 60 vezes. Caso opte pela quitação integral, será concedido um desconto de 90% na multa moratória ou fiscal e dos juros de mora para crédito, exceto o decorrente de penalidade pecuniária.

Já se for parcelado, os descontos em juros e multas obedecerão o seguinte cronograma:

a) 85% de 2 a 6 parcelas;

b) 80% de 7 a 12 parcelas;

c) 70% de 13 a 24 parcelas;

d) 50% de 25 a 36 parcelas;

e) 40% de 37 a 60 parcelas;

O vencimento das parcelas acontece no dia 20 de cada mês, com exceção da primeira parcela. Já o valor da parcela não poderá ser inferior a R$ 200,00, para Pessoa Física, e R$ 400,00 para Pessoa Jurídica.

 

Imagem: https://sescap-pr.org.br

 

Escrito por:

Ronaldo Dias Oliveira

Ronaldo Dia Oliveira é Diretor da Brasil Price, Contador, Escritor e Palestrante. Com mais de 30 anos de experiência em negócios com foco especial em análise tributária e crescimento empresarial seguro por meio de contabilidade estratégica.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Terceirize sua contabilidade com uma empresa confiável e experiente

A Brasil Price faz todo o processo contábil para você focar realmente no que importa, o seu negócio.

”Estou bem satisfeita com os serviços da BrasilPrice. Ótima assessoria desde o início do processo até o momento. Super recomendo!”

Tathianna Pereira Zogahib - cliente Brasil Price- Psicologia