Você investe na poupança? Cuidado, você está perdendo dinheiro!

Você investe na poupança? Cuidado, você está perdendo dinheiro!

O mesmo está acontecendo com investimentos regidos pela taxa Selic

Já reparou que, de vez em quando, noticiam mais uma queda da taxa Selic? Essa pequena porcentagem definida pelo Governo é muito importante para o grande, médio e pequeno investidor. “Ah, mas eu não sou um investidor!”. Sabe a poupança? Ela é regida pela Selic!

Acontece que o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais baixou de novo, entrando nos 2% (ao ano) redondo. Com a inflação a 3%, o brasileiro que investiu R$ 1.000 na poupança, acaba perdendo R$ 17,40 no ano.

Como se isso não bastasse, os fundos DI, títulos do Tesouro Selic e qualquer fundo de renda fixa que dependem da Taxa Selic continuam com o mesmo desempenho. Como a taxa está abaixo da inflação, mesmo que pareça que o dinheiro está rendendo, o brasileiro anda perdendo e isso acontece porque o poder de compra do investidor está diminuindo. 

O Comitê de Política Monetária (Copom) informou que a inflação acumulada em 12 meses, até o fim de agosto, que é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que era de 2,44%, agora está em 3,14%. Isso mostra que as aplicações regidas pela Selic acabam tendo “juros negativos”.  

Saiba mais: Uol Economia (https://bit.ly/35ZjWv5)

Imagem: Eu quero investir

Próximo postRead more articles